Evidências de validade
Araê Cainã
30 de junho de 2022
Sobre o autor
Doutorando em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós Graduação da Universidade São Francisco (PPG-USF – nota 7 CAPES). Iniciou sua carreira de pesquisador em 2007, durante a iniciação científica. Atua na área de Psicologia Social, do Trabalho e da Educação. Atualmente é Diretor de Projetos Sociais na Zanity – Análise de Dados & Consultoria, onde cria instrumentos para mapeamento de situações de risco, entre outras atividades. Também é membro fundador do Laboratório CATvante, especializado em testagem computadorizada. Nos últimos anos vem se dedicando a criação de estratégias de mapeamento em larga escala, auxiliando no desenvolvimento de plataformas e ferramentas, como o Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação do Estado do Ceará, trabalho realizado junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES/USP).
(https://www.linkedin.com/in/araecaina/)
(http://lattes.cnpq.br/8596353890968034)
Introdução
A Infinical Brain procurou o CATvante para avaliação das evidências de validade de seus instrumentos. A proposta inicial seria avaliar a estrutura interna de seus instrumentos e a relação entre as variáveis que eles já haviam disponíveis em seu banco de dados. Para isso, foi traçado um plano de análise de dados que considerava tanto a relação intra instrumento quando entre instrumentos utilizados pela empresa.
Correlação entre fatores
Correlação entre fatores que compõe o mesmo escore
Uma evidência clássica de validade de testes é a correlação entre os fatores e escores gerais que ele gera. Segue abaixo a correlação considerando os hemisférios. Os resultados apontam para alta significância, como era esperado.
conexao_escore | estruturacao_escore | idealizacao_escore | realizacao_escore | acao_escore | planejamento_escore | mediacao_escore | h_esq_escore | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
conexao_escore | ||||||||
estruturacao_escore | -0.54**** | |||||||
idealizacao_escore | -0.16**** | -0.43**** | ||||||
realizacao_escore | -0.45**** | -0.11*** | -0.27**** | |||||
acao_escore | 0.69**** | -0.66**** | -0.39**** | 0.34**** | ||||
planejamento_escore | -0.69**** | 0.66**** | 0.39**** | -0.34**** | -1.00**** | |||
mediacao_escore | -0.33**** | -0.08** | 0.34**** | 0.18**** | -0.20**** | 0.20**** | ||
h_esq_escore | -0.75**** | 0.76**** | -0.54**** | 0.57**** | -0.32**** | 0.32**** | 0.05 | |
h_dir_escore | 0.75**** | -0.76**** | 0.54**** | -0.57**** | 0.32**** | -0.32**** | -0.05 | -1.00**** |
Correlação por quadrante, considerando as inteligências múltiplas
Em seguida, foram investigadas as correlações entre os quadrantes e seus fatores com as inteligências múltiplas. Os resultados sugerem que:
- Quadrante Conexão se correlaciona com:
- Inteligência espacial (negativa com baixa magnitude)
- Inteligência naturalista (positiva com baixa magnitude)
- Inteligência interpessoal (positiva com média magnitude)
- Inteligência intrapessoal (negativa com média magnitude)
- Inteligência lógico-matemática (negativa com baixa magnitude)
- Quadrante Estruturação se correlaciona com:
- Inteligência interpessoal (negativa com baixa magnitude)
- Inteligência lógico-matemática (positiva com baixa magnitude)
- Quadrante Idealização se correlaciona com:
- Inteligência espacial (positiva com baixa magnitude)
- Quadrante Realização se correlaciona com:
- Inteligência naturalista (negativa com baixa magnitude)
- Inteligência intrapessoal (positiva com baixa magnitude)
- Inteligência lógico-matemática (positiva com baixa magnitude)
- Os escores dos hemisférios se correlacionam com baixa magnitude com:
- Inteligência naturalista
- Inteligência interpessoal
- Inteligência intrapessoal
- Inteligência lógico-matemática
conexao_escore | estruturacao_escore | idealizacao_escore | realizacao_escore | acao_escore | planejamento_escore | mediacao_escore | h_esq_escore | h_dir_escore | inteligencia_musical_escore | inteligencia_corporal_escore | inteligencia_espacial_escore | inteligencia_linguistica_escore | inteligencia_naturalista_escore | inteligencia_interpessoal_escore | inteligencia_intrapessoal_escore | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
conexao_escore | ||||||||||||||||
estruturacao_escore | -0.54**** | |||||||||||||||
idealizacao_escore | -0.16**** | -0.43**** | ||||||||||||||
realizacao_escore | -0.45**** | -0.11*** | -0.27**** | |||||||||||||
acao_escore | 0.69**** | -0.66**** | -0.39**** | 0.34**** | ||||||||||||
planejamento_escore | -0.69**** | 0.66**** | 0.39**** | -0.34**** | -1.00**** | |||||||||||
mediacao_escore | -0.33**** | -0.08** | 0.34**** | 0.18**** | -0.20**** | 0.20**** | ||||||||||
h_esq_escore | -0.75**** | 0.76**** | -0.54**** | 0.57**** | -0.32**** | 0.32**** | 0.05 | |||||||||
h_dir_escore | 0.75**** | -0.76**** | 0.54**** | -0.57**** | 0.32**** | -0.32**** | -0.05 | -1.00**** | ||||||||
inteligencia_musical_escore | 0.07* | -0.02 | 0.11*** | -0.18**** | -0.07* | 0.07* | -0.03 | -0.13**** | 0.13**** | |||||||
inteligencia_corporal_escore | 0.03 | -0.05 | -0.08* | 0.11*** | 0.12*** | -0.12*** | 0.05 | 0.03 | -0.03 | -0.15**** | ||||||
inteligencia_espacial_escore | -0.16**** | 0.04 | 0.19**** | -0.03 | -0.19**** | 0.19**** | 0.01 | 0.01 | -0.01 | -0.18**** | -0.23**** | |||||
inteligencia_linguistica_escore | 0.01 | 0.10** | -0.06 | -0.07* | -0.05 | 0.05 | -0.04 | 0.03 | -0.03 | 0.02 | -0.27**** | -0.16**** | ||||
inteligencia_naturalista_escore | 0.16**** | -0.07* | 0.04 | -0.16**** | 0.03 | -0.03 | -0.02 | -0.17**** | 0.17**** | -0.01 | 0.01 | -0.07* | -0.18**** | |||
inteligencia_interpessoal_escore | 0.30**** | -0.22**** | -0.11*** | 0.00 | 0.32**** | -0.32**** | -0.04 | -0.18**** | 0.18**** | -0.12*** | -0.07* | -0.30**** | -0.05 | -0.23**** | ||
inteligencia_intrapessoal_escore | -0.16**** | 0.00 | 0.01 | 0.20**** | -0.01 | 0.01 | 0.03 | 0.13**** | -0.13**** | -0.15**** | -0.06 | -0.15**** | -0.21**** | -0.17**** | -0.13**** | |
inteligencia_logicomatematica_escore | -0.26**** | 0.22**** | -0.09** | 0.16**** | -0.15**** | 0.15**** | 0.04 | 0.29**** | -0.28**** | -0.47**** | -0.14**** | 0.12**** | -0.06 | -0.34**** | -0.18**** | -0.03 |
Regressão
Também foi analisada a capacidade preditiva das inteligências múltiplas sobre a classificação dos hemisférios. Inicialmente foram utilizadas somente as inteligências múltiplas, sem intercepto pelos escores terem escores muito acima de 0.
Hemisfério Direito
São boas preditoras do hemisfério direito a inteligência musical, espacial, naturalista, interpessoal e lógico-matemática. Isto significa que os escores destas inteligências múltiplas são bons indicativos da classificação por hemisfério.
##
## Call:
## lm(formula = h_dir_escore ~ inteligencia_musical_escore + inteligencia_corporal_escore +
## inteligencia_espacial_escore + inteligencia_linguistica_escore + inteligencia_naturalista_escore +
## inteligencia_interpessoal_escore + inteligencia_intrapessoal_escore +
## inteligencia_logicomatematica_escore - 1, data = db)
##
## Residuals:
## Min 1Q Median 3Q Max
## -36.086 -8.635 0.008 7.902 42.860
##
## Coefficients:
## Estimate Std. Error t value Pr(>|t|)
## inteligencia_musical_escore 0.73486 0.13795 5.327 1.24e-07 ***
## inteligencia_corporal_escore 0.25182 0.16049 1.569 0.11695
## inteligencia_espacial_escore 0.82940 0.16294 5.090 4.29e-07 ***
## inteligencia_linguistica_escore 0.28324 0.16618 1.704 0.08863 .
## inteligencia_naturalista_escore 1.12255 0.14438 7.775 1.90e-14 ***
## inteligencia_interpessoal_escore 1.39433 0.13019 10.710 < 2e-16 ***
## inteligencia_intrapessoal_escore -0.03371 0.15316 -0.220 0.82584
## inteligencia_logicomatematica_escore -0.46270 0.13559 -3.413 0.00067 ***
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
##
## Residual standard error: 13 on 983 degrees of freedom
## Multiple R-squared: 0.9352, Adjusted R-squared: 0.9347
## F-statistic: 1773 on 8 and 983 DF, p-value: < 2.2e-16
Hemisfério Esquerdo
São boas preditoras do hemisfério esquerdo as inteligências corporal-cinestésica, linguística , interpessoal, intrapessoal e lógico-matemática. Isto significa que os escores destas inteligências múltiplas são bons indicativos da classificação por hemisfério. Chama a atenção que tanto inteligência interpessoal como lógico-matemática predizem ambos hemisférios com significância.
##
## Call:
## lm(formula = h_esq_escore ~ inteligencia_musical_escore + inteligencia_corporal_escore +
## inteligencia_espacial_escore + inteligencia_linguistica_escore + inteligencia_naturalista_escore +
## inteligencia_interpessoal_escore + inteligencia_intrapessoal_escore +
## inteligencia_logicomatematica_escore - 1, data = db)
##
## Residuals:
## Min 1Q Median 3Q Max
## -42.859 -7.907 -0.014 8.629 36.078
##
## Coefficients:
## Estimate Std. Error t value Pr(>|t|)
## inteligencia_musical_escore 0.2658 0.1378 1.928 0.05414 .
## inteligencia_corporal_escore 0.7471 0.1604 4.659 3.61e-06 ***
## inteligencia_espacial_escore 0.1739 0.1628 1.068 0.28581
## inteligencia_linguistica_escore 0.7150 0.1660 4.306 1.83e-05 ***
## inteligencia_naturalista_escore -0.1237 0.1443 -0.858 0.39123
## inteligencia_interpessoal_escore -0.3938 0.1301 -3.027 0.00253 **
## inteligencia_intrapessoal_escore 1.0340 0.1530 6.757 2.41e-11 ***
## inteligencia_logicomatematica_escore 1.4631 0.1355 10.800 < 2e-16 ***
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
##
## Residual standard error: 12.99 on 983 degrees of freedom
## Multiple R-squared: 0.9403, Adjusted R-squared: 0.9398
## F-statistic: 1936 on 8 and 983 DF, p-value: < 2.2e-16
Cluster
Em seguida, foi decidido criar clusters para dividir os participantes em grupos a partir dos escores de inteligência.
Cluster por hemisfério
Nota-se que a análise de cluster foi capaz de predizer com precisão 60% da amostra classificada no hemisfério direito e 65% da amostra do hemisfério esquerdo. A precisão de 60% a 65% é considerada alta dentro da ciências humanas, tendo como padrão ouro a precisão de 70%. Este resultado sugere que existem pessoas com perfis claros quando se considera o hemisfério, mas uma dificuldade em discriminar indivíduos que estão no limiar entre hemisférios.

## $Distances
## NULL
##
## $Shading
## [1] 19.64377 23.35623

## NULL
## # A tibble: 2 x 3
## hemisferio `1` `2`
## <fct> <dbl> <dbl>
## 1 h_dir 59.1 34.8
## 2 h_esq 40.9 65.2
Por quadrante
Em relação aos quadrantes não é possível ter clareza na classificação. As pessoas são mais classificadas nos quadrantes conexão e estruturação.

## $Distances
## NULL
##
## $Shading
## [1] 12.17267 10.62631 15.00291 11.19811

## NULL
## # A tibble: 4 x 5
## quadrante `1` `2` `3` `4`
## <fct> <dbl> <dbl> <dbl> <dbl>
## 1 conexao 59.0 28.7 50 53.6
## 2 estruturacao 24.3 44.6 31.5 31.4
## 3 idealizacao 7.53 10.4 3.64 5.91
## 4 realizacao 9.21 16.3 14.8 9.09
Análise de variância
Por fim, foram realizadas análises de variância para verificar diferença entre os grupos
Perfil
Escores
Como era de se esperar, os escores dos quadrantes conexão, estruturação, idealização e realização, dos índices de ação e planejamento e dos hemisférios direito e esquerdo foram diferentes entre os perfis.
Quadrante Conexão
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 107966 7712 244.6 <2e-16 ***
## Residuals 976 30774 32
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Quadrante Estruturação
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 100696 7193 232.5 <2e-16 ***
## Residuals 976 30198 31
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Quadrante Idealização
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 47533 3395 85.01 <2e-16 ***
## Residuals 976 38979 40
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Quadrante Realização
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 50398 3600 107.7 <2e-16 ***
## Residuals 976 32636 33
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Ação
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 85482 6106 151.4 <2e-16 ***
## Residuals 976 39367 40
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Planejamento
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 85438 6103 150.9 <2e-16 ***
## Residuals 976 39482 40
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Mediação
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 62628 4473 66.66 <2e-16 ***
## Residuals 976 65499 67
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Hemisfério direito
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 137017 9787 177.3 <2e-16 ***
## Residuals 976 53870 55
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Hemisfério esquerdo
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 136936 9781 176.1 <2e-16 ***
## Residuals 976 54216 56
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
Inteligências múltiplas
Somente os escores de inteligência musical, espacial, naturalista, interpessoal, intrapessoal e lógico-matemática foram diferentes entre os perfis
Musical
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 280 19.982 2.445 0.00217 **
## Residuals 976 7977 8.173
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Espacial
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 289 20.619 3.665 5.42e-06 ***
## Residuals 976 5491 5.626
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 272 19.415 2.836 0.000346 ***
## Residuals 976 6683 6.847
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Interpessoal
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 746 53.30 7.523 3.61e-15 ***
## Residuals 976 6916 7.09
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Intrapessoal
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 227 16.179 3.078 0.000106 ***
## Residuals 976 5131 5.257
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Lógico-matemática
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## perfil 14 705 50.36 6.013 1.67e-11 ***
## Residuals 976 8174 8.37
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Estilos de comunicação
Escores
Somente o escore do quadrante realização foi diferente entre estilos de comunicação. Quando analisados os hemisférios direito e esquerdo, também percebemos esta diferença.
Quadrante Realização
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## estilo_comunicacao_perfil 3 1227 408.9 4.933 0.00209 **
## Residuals 987 81808 82.9
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério Esquerdo
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## estilo_comunicacao_perfil 3 1690 563.2 2.938 0.0324 *
## Residuals 987 189198 191.7
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério Direito
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## estilo_comunicacao_perfil 3 1675 558.2 2.908 0.0337 *
## Residuals 987 189477 192.0
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Inteligências múltiplas
Os escores das inteligências musical, corporal-cinestésica, linguística, naturalista e lógico-matemática foram diferentes dependendo do estilo de comunicação
Musical
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## estilo_comunicacao_perfil 3 131 43.67 5.304 0.00125 **
## Residuals 987 8126 8.23
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Corporal-cinestésica
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## estilo_comunicacao_perfil 3 49 16.431 3.081 0.0267 *
## Residuals 987 5264 5.333
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Linguística
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## estilo_comunicacao_perfil 3 42 14.123 2.834 0.0372 *
## Residuals 987 4918 4.983
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## estilo_comunicacao_perfil 3 119 39.82 5.749 0.000671 ***
## Residuals 987 6835 6.93
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Lógico Matemática
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## estilo_comunicacao_perfil 3 332 110.56 12.77 3.44e-08 ***
## Residuals 987 8547 8.66
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Sugestabilidade
Escores
Somente o escore do quadrante realização foi diferente considerando perfis de sugestionabilidade
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## sugestabilidade_perfil 4 1217 304.14 3.665 0.00569 **
## Residuals 986 81818 82.98
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Inteligências múltiplas
As inteligências múltiplas demonstraram mais diferença na consideração do perfil de sugestionabilidade. Inteligência musical, corporal-cinestésica, linguística, naturalista e lógico matemática foram diferentes
Musical
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## sugestabilidade_perfil 4 130 32.61 3.957 0.00342 **
## Residuals 986 8126 8.24
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Corporal-cinestésica
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## sugestabilidade_perfil 4 65 16.297 3.062 0.016 *
## Residuals 986 5248 5.322
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Linguística
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## sugestabilidade_perfil 4 51 12.65 2.54 0.0385 *
## Residuals 986 4910 4.98
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## sugestabilidade_perfil 4 131 32.67 4.721 0.00089 ***
## Residuals 986 6824 6.92
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Logico Matemática
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## sugestabilidade_perfil 4 317 79.29 9.132 3.03e-07 ***
## Residuals 986 8562 8.68
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Atitude
Escores
Somente os escores do quadrante idealização e os hemisférios foram diferentes a depender do comportamento atitude
Quadrante Idealização
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## atitide_perfil 2 1292 646.2 7.492 0.00059 ***
## Residuals 988 85219 86.3
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério esquerdo
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## atitide_perfil 2 1327 663.6 3.458 0.0319 *
## Residuals 988 189560 191.9
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério direito
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## atitide_perfil 2 1326 662.9 3.45 0.0321 *
## Residuals 988 189826 192.1
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Inteligências múltiplas
Somente a inteligência musical e interpessoal foi diferente entre perfis de atitude
Musical
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## atitide_perfil 2 100 50.07 6.066 0.00241 **
## Residuals 988 8156 8.26
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Interpessoal
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## atitide_perfil 2 50 24.829 3.223 0.0403 *
## Residuals 988 7612 7.705
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Fonte de motivação
Escores
AS análises encontrados que o perfil do quadrante idealização é o único que sofre interferência pela fonte de motivação
Quadrante Idealização
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## fontedemotivacao_perfil 2 804 402.1 4.636 0.00991 **
## Residuals 988 85707 86.7
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Nenhuma inteligência sofreu impacto do perfil
Direção de interesse
Escores
Não há diferença entre os perfis de direção de interesse
Inteligências múltiplas
As inteligências espaciais e intrapessoal foram diferentes a depender da direção de interesse
Espacial
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## direcaodeinteresse_perfil 2 105 52.55 9.15 0.000116 ***
## Residuals 988 5675 5.74
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Intrapessoal
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## direcaodeinteresse_perfil 2 52 26.15 4.87 0.00786 **
## Residuals 988 5305 5.37
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério
Inteligências múltiplas
Foram medidas as diferenças entre a classificação dos hemisférios para as inteligências múltiplas. As inteligências musical, naturalista, interpessoal, intrapessoal e lógico-matemática foram diferentes entre grupos.
Musical
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## hemisferio 1 105 104.62 12.69 0.000385 ***
## Residuals 989 8152 8.24
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## hemisferio 1 149 149.09 21.67 3.69e-06 ***
## Residuals 989 6805 6.88
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Interpessoal
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## hemisferio 1 179 178.56 23.6 1.38e-06 ***
## Residuals 989 7483 7.57
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Intrapessoal
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## hemisferio 1 75 75.11 14.06 0.000187 ***
## Residuals 989 5282 5.34
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Lógico Matemática
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## hemisferio 1 641 641.1 76.96 <2e-16 ***
## Residuals 989 8238 8.3
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Quadrante
Inteligências múltiplas
Também foram analisados os quadrantes em relação as inteligências múltiplas. Encontrou-se diferença significativa nas inteligências espacial, naturalista, interpessoal, intrapessoal e lógico-matemática.
Espacial
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## quadrante 3 152 50.76 8.903 7.99e-06 ***
## Residuals 987 5628 5.70
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## quadrante 3 122 40.82 5.898 0.000546 ***
## Residuals 987 6832 6.92
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Interpessoal
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## quadrante 3 441 147.06 20.1 1.19e-12 ***
## Residuals 987 7221 7.32
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Intrapessoal
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## quadrante 3 105 34.92 6.561 0.000215 ***
## Residuals 987 5253 5.32
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Logico Matemática
## Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)
## quadrante 3 455 151.64 17.77 3.09e-11 ***
## Residuals 987 8424 8.53
## ---
## Signif. codes: 0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Similaridade com construtos já existentes
Notou-se similaridade dos perfis para alguns dos conceitos que já são bem definidos e estudados na literatura. Seguem alguns exemplos para discussão
Competências Socioemocionais
As Competências Socioemocionais podem ser compreendidas como um conjunto de competências que são centrais para o sucesso profissional e bem estar, independente da escolha profissional ou pessoal que o indivíduo possa ter (Organisation for Economic Co-operation and Development [OECD], 2018). Existem evidências que sugerem que o desenvolvimento de Competências Socioemocionais pode auxiliar qualquer indivíduo a criar melhores ambientes de trabalho e facilitar o processo de interação com colegas de trabalho, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais que melhoram o bem estar e o desempenho profissional. Somado a isto, existem estudos que indicam que algumas destas competências são preditoras de aspectos relacionados ao desempenho no trabalho (Gondim, Morais, & Brantes, 2014b).
Atualmente, o modelo dos Cinco Grandes Fatores é a estrutura organizadora das Competências Socioemocionais mais bem aceita pelos pesquisadores da área. A produção científica relacionada aos CGF é intensa, nacional e internacionalmente, indicando que os CGF apresentam consistência para a compreensão de aspectos relacionados à aprendizagem e possuem ampla estrutura que permite a realização de estudos que investiguem e relacionem diversos construtos (McCrae, 2009). Os CGF são: Abertura à Experiências, Amabilidade, Conscienciosidade, Extroversão e Neuroticismo. Em relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Organisation for Economic Co-operation and Development – [OECD], 2018) o modelo dos CGF é amplo o suficiente para incluir as Competências Socioemocionais estudadas atualmente e que serão utilizadas neste estudo. São elas: Colaboration, Task Performance, Engaging With Others, Emotional Regulation e Open-mindedness.
Colaboration está ligada a cooperação e trabalho em grupos e pessoas que tem essa competência bem desenvolvida costumam ser mais empáticas e trabalham melhor em equipe. Está englobada no CGF pela Amabilidade (Sackett & Walmsley, 2014) que é a capacidade que uma pessoa tem em edificar relações harmoniosas e saudáveis. Está diretamente relacionado à qualidade das relações interpessoais e revela a diferenciação e a singularidade do indivíduo frente ao contato com as outras pessoas (Graziano & Tobin, 2009).
Task Perfomance está relacionado à Conscienciosidade, uma vez que indivíduos que tem essa competência costumam ter mais autocontrole, responsabilidade, persistência e motivação na busca em atingir seus objetivos. Está correlacionada positivamente à busca por educação formal (Schoon, 2008) e com índices de empregabilidade (Ridder, Lensvelt-Mulders, Finkenauer, Stok, & Baumeister, 2012). A Conscienciosidade é definida pela busca em controlar os impulsos ao mesmo tempo em que procura atingir seus objetivos. Pessoas com alto nível de Conscienciosidade normalmente tendem a programar e executar ações que contribuem para a conquista dos propósitos de vida (McCrae, 2009).
Engaging With Others é definido pela característica de sociabilidade e assertividade. Pessoas que com maior facilidade em engajar-se socialmente costumam ser mais enérgicas e participativas dentro dos grupos que estão inseridas, de forma similar àqueles com maiores níveis do traço Extroversão dos CGF (Sackett & Walmsley, 2014). A Extroversão pode ser entendida como a facilidade em interagir com outras pessoas, fazer novas amizades e expor suas opiniões em público. Também está relacionada com altos índices de afeto positivo(Gondim et al., 2014b).
Emotional Regulation é relativo à resistência ao estresse e resiliência. Pessoas com essa competência bem desenvolvida não se exaltam ou perdem o foco de seus objetivos por questões emocionais, além de sempre tentar encontrar formas positivas de encarar novas situações. Em geral, são otimistas e tem índices menores de Neuroticismo definido pelo CGF. Neuroticismo é um traço de personalidade presente em pessoas que vivenciam seus os estados emocionais de maneira negativa. Pessoas com altos índices de Neuroticismo são mais propensos à ansiedade e depressão. São pessoas que respondem aos eventos estressores com condutas de baixa resolutividade (Widiger, 2009). Altos índices de Emotional Regulation estão relacionados à maior satisfação de vida, sucesso profissional e renda, além de serem preditivos de baixa probabilidade de uso de álcool e tabaco, menor incidência de obesidade e melhora na auto percepção de saúde (Ternouth, Collier & Maughan, 2009).
Por fim, a Open-mindedness é relativa à Abertura à Experiências. Pode ser entendida como a capacidade de escutar as opiniões de outras pessoas, buscar soluções criativas e manter-se aberto para novos conhecimentos (Roberts, Kuncel, Shiner, Caspi, & Goldberg, 2007). A Abertura à Experiência engloba a prevalência ao desimpedimento do indivíduo em vivenciar ambientes diferentes, acessar novos conhecimentos e reconhecer ideias diferentes das que já possui. Em geral são pessoas mais criativas e curiosas, que são propensas a perceber o ganho de conhecimento ao ter acesso a novas informações e ideias (McCrae & Sutin, 2009).
Adaptabilidade de Carreira
O estudo de Savickas e Porfeli, 2012 também descreve os “quatro C’s” da Adaptabilidade de Carreira. Segundo os autores, eles são estratégias de autoregulação que ajudam o indivíduo a adequar a sua realidade profissional e envolvem: Preocupação (Concern) com o futuro, que ajudam na iniciativa de se preparar para as dificuldades que podem se apresentar; o Controle (Control), que permite que haja responsabilização pessoal na construção de si e do ambiente em que está inserido usando disciplina, esforço e persistência; A Curiosidade (Curiosity), já que incentiva uma pessoa a pensar em si mesmo em diversas situações e papeis; e Confiança (Confidence), pois ajuda a explorar as experiências e opções para realmente implementar seu projeto de vida e carreira. Isto posto, um indivíduo que possui adaptabilidade é capaz de (a) se Preocupar com o Futuro, (b) ter Controle na construção de seu futuro, (c) ter Curiosidade e explorar novas possibilidade de identificação pessoal e papeis profissionais, e (d) a desenvolver Confiança para atingir as aspirações laborais. Neste sentido, aumentar a Adaptabilidade de Carreira é imprescindível em estratégias de aconselhamento de carreira e no treinamento de novos profissionais.
Referências
Organisation for Economic Co-operation and Development [OCDE] (2018) Well-being, connectedness and success. Social and Emotional Skills
Gondim, S. M. G., Morais, F. A., & Brantes, C. dos A. A. (2014b). Socio-emotional competences: A key factor on the development of work competences. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 14(4), 394–406.
Graziano, W., & Tobin, R. (2009). Agreeableness. In M. Leary & R. Hoyle (Eds.), Handbook of individual differences in social behavior (pp. 46-61). NY, New York: The Guilford Press
Sackett, P. R., & Walmsley, P. T. (2014). Which Personality Attributes Are Most Important in the Workplace? Perspectives on Psychological Science, 9(5), 538–551. https://doi.org/10.1177/1745691614543972
Ridder, D. T. D., Lensvelt-Mulders, G., Finkenauer, C., Stok, F. M., & Baumeister, R. F. (2012). Taking Stock of Self-Control: A Meta-Analysis of How Trait Self-Control Relates to a Wide Range of Behaviors. Personality and Social Psychology Review, 16(1), 76–99. https://doi.org/10.1177/1088868311418749
McCrae, R. (2009). The five-factor model of personality traits: Consensus and controversy. In P. Corr & G. Matthews (Eds.), The Cambridge handbook of personality psychology (pp. 148-161). United Kingdom: University Press, Cambridge.
Widiger, T (2009). Neuroticism. In M. Leary & R. Hoyle (Eds.), Handbook of individual differences in social behavior (pp. 129-148). New York: The Guilford Press.
Ternouth, A., Collier, D. and Maughan, B. (2009), ‘Childhood emotional problems and self-perceptions predict weight gain in a longitudinal regression model’, BMC Medicine, 7.
Roberts, B. W., Kuncel, N. R., Shiner, R., Caspi, A., & Goldberg, L. R. (2007). The Power of Personality: The Comparative Validity of Personality Traits, Socioeconomic Status, and Cognitive Ability for Predicting Important Life Outcomes. Perspectives on Psychological Science, 2(4), 313–345. https://doi.org/10.1111/j.1745-6916.2007.00047.x
McCrae, R., & Sutin, A. (2009). Openness to experience. In M. Leary & R. Hoyle (Eds.), Handbook of individual differences in social behavior (pp. 257-273). NY, New York: The Guilford Press.
Savickas, M. L., & Porfeli, E. J. (2012). Career Adapt-Abilities Scale: Construction, reliability, and measurement equivalence across 13 countries. Journal of Vocational Behavior, 80(3), 661–673. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2012.01.011