Evidências de validade



Evidências de validade

Araê Cainã

30 de junho de 2022


Sobre o autor

Doutorando em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós Graduação da Universidade São Francisco (PPG-USF – nota 7 CAPES). Iniciou sua carreira de pesquisador em 2007, durante a iniciação científica. Atua na área de Psicologia Social, do Trabalho e da Educação. Atualmente é Diretor de Projetos Sociais na Zanity – Análise de Dados & Consultoria, onde cria instrumentos para mapeamento de situações de risco, entre outras atividades. Também é membro fundador do Laboratório CATvante, especializado em testagem computadorizada. Nos últimos anos vem se dedicando a criação de estratégias de mapeamento em larga escala, auxiliando no desenvolvimento de plataformas e ferramentas, como o Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação do Estado do Ceará, trabalho realizado junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES/USP).

(https://www.linkedin.com/in/araecaina/)

(http://lattes.cnpq.br/8596353890968034)

Introdução

A Infinical Brain procurou o CATvante para avaliação das evidências de validade de seus instrumentos. A proposta inicial seria avaliar a estrutura interna de seus instrumentos e a relação entre as variáveis que eles já haviam disponíveis em seu banco de dados. Para isso, foi traçado um plano de análise de dados que considerava tanto a relação intra instrumento quando entre instrumentos utilizados pela empresa.

Correlação entre fatores

Correlação entre fatores que compõe o mesmo escore

Uma evidência clássica de validade de testes é a correlação entre os fatores e escores gerais que ele gera. Segue abaixo a correlação considerando os hemisférios. Os resultados apontam para alta significância, como era esperado.

conexao_escoreestruturacao_escoreidealizacao_escorerealizacao_escoreacao_escoreplanejamento_escoremediacao_escoreh_esq_escore
conexao_escore
estruturacao_escore-0.54****
idealizacao_escore-0.16****-0.43****
realizacao_escore-0.45****-0.11***-0.27****
acao_escore0.69****-0.66****-0.39****0.34****
planejamento_escore-0.69****0.66****0.39****-0.34****-1.00****
mediacao_escore-0.33****-0.08**0.34****0.18****-0.20****0.20****
h_esq_escore-0.75****0.76****-0.54****0.57****-0.32****0.32****0.05
h_dir_escore0.75****-0.76****0.54****-0.57****0.32****-0.32****-0.05-1.00****

Correlação por quadrante, considerando as inteligências múltiplas

Em seguida, foram investigadas as correlações entre os quadrantes e seus fatores com as inteligências múltiplas. Os resultados sugerem que:

  • Quadrante Conexão se correlaciona com:
    • Inteligência espacial (negativa com baixa magnitude)
    • Inteligência naturalista (positiva com baixa magnitude)
    • Inteligência interpessoal (positiva com média magnitude)
    • Inteligência intrapessoal (negativa com média magnitude)
    • Inteligência lógico-matemática (negativa com baixa magnitude)
  • Quadrante Estruturação se correlaciona com:
    • Inteligência interpessoal (negativa com baixa magnitude)
    • Inteligência lógico-matemática (positiva com baixa magnitude)
  • Quadrante Idealização se correlaciona com:
    • Inteligência espacial (positiva com baixa magnitude)
  • Quadrante Realização se correlaciona com:
    • Inteligência naturalista (negativa com baixa magnitude)
    • Inteligência intrapessoal (positiva com baixa magnitude)
    • Inteligência lógico-matemática (positiva com baixa magnitude)
  • Os escores dos hemisférios se correlacionam com baixa magnitude com:
    • Inteligência naturalista
    • Inteligência interpessoal
    • Inteligência intrapessoal
    • Inteligência lógico-matemática

conexao_escoreestruturacao_escoreidealizacao_escorerealizacao_escoreacao_escoreplanejamento_escoremediacao_escoreh_esq_escoreh_dir_escoreinteligencia_musical_escoreinteligencia_corporal_escoreinteligencia_espacial_escoreinteligencia_linguistica_escoreinteligencia_naturalista_escoreinteligencia_interpessoal_escoreinteligencia_intrapessoal_escore
conexao_escore
estruturacao_escore-0.54****
idealizacao_escore-0.16****-0.43****
realizacao_escore-0.45****-0.11***-0.27****
acao_escore0.69****-0.66****-0.39****0.34****
planejamento_escore-0.69****0.66****0.39****-0.34****-1.00****
mediacao_escore-0.33****-0.08**0.34****0.18****-0.20****0.20****
h_esq_escore-0.75****0.76****-0.54****0.57****-0.32****0.32****0.05
h_dir_escore0.75****-0.76****0.54****-0.57****0.32****-0.32****-0.05-1.00****
inteligencia_musical_escore0.07*-0.020.11***-0.18****-0.07*0.07*-0.03-0.13****0.13****
inteligencia_corporal_escore0.03-0.05-0.08*0.11***0.12***-0.12***0.050.03-0.03-0.15****
inteligencia_espacial_escore-0.16****0.040.19****-0.03-0.19****0.19****0.010.01-0.01-0.18****-0.23****
inteligencia_linguistica_escore0.010.10**-0.06-0.07*-0.050.05-0.040.03-0.030.02-0.27****-0.16****
inteligencia_naturalista_escore0.16****-0.07*0.04-0.16****0.03-0.03-0.02-0.17****0.17****-0.010.01-0.07*-0.18****
inteligencia_interpessoal_escore0.30****-0.22****-0.11***0.000.32****-0.32****-0.04-0.18****0.18****-0.12***-0.07*-0.30****-0.05-0.23****
inteligencia_intrapessoal_escore-0.16****0.000.010.20****-0.010.010.030.13****-0.13****-0.15****-0.06-0.15****-0.21****-0.17****-0.13****
inteligencia_logicomatematica_escore-0.26****0.22****-0.09**0.16****-0.15****0.15****0.040.29****-0.28****-0.47****-0.14****0.12****-0.06-0.34****-0.18****-0.03

Regressão

Também foi analisada a capacidade preditiva das inteligências múltiplas sobre a classificação dos hemisférios. Inicialmente foram utilizadas somente as inteligências múltiplas, sem intercepto pelos escores terem escores muito acima de 0.

Hemisfério Direito

São boas preditoras do hemisfério direito a inteligência musical, espacial, naturalista, interpessoal e lógico-matemática. Isto significa que os escores destas inteligências múltiplas são bons indicativos da classificação por hemisfério.

## 
## Call:
## lm(formula = h_dir_escore ~ inteligencia_musical_escore + inteligencia_corporal_escore + 
##     inteligencia_espacial_escore + inteligencia_linguistica_escore + inteligencia_naturalista_escore + 
##     inteligencia_interpessoal_escore + inteligencia_intrapessoal_escore + 
##     inteligencia_logicomatematica_escore - 1, data = db)
## 
## Residuals:
##     Min      1Q  Median      3Q     Max 
## -36.086  -8.635   0.008   7.902  42.860 
## 
## Coefficients:
##                                     Estimate Std. Error t value Pr(>|t|)    
## inteligencia_musical_escore           0.73486    0.13795   5.327 1.24e-07 ***
## inteligencia_corporal_escore          0.25182    0.16049   1.569  0.11695    
## inteligencia_espacial_escore          0.82940    0.16294   5.090 4.29e-07 ***
## inteligencia_linguistica_escore       0.28324    0.16618   1.704  0.08863 .  
## inteligencia_naturalista_escore       1.12255    0.14438   7.775 1.90e-14 ***
## inteligencia_interpessoal_escore      1.39433    0.13019  10.710  < 2e-16 ***
## inteligencia_intrapessoal_escore     -0.03371    0.15316  -0.220  0.82584    
## inteligencia_logicomatematica_escore -0.46270    0.13559  -3.413  0.00067 ***
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
## 
## Residual standard error: 13 on 983 degrees of freedom
## Multiple R-squared:  0.9352, Adjusted R-squared:  0.9347 
## F-statistic:  1773 on 8 and 983 DF,  p-value: < 2.2e-16

Hemisfério Esquerdo

São boas preditoras do hemisfério esquerdo as inteligências corporal-cinestésica, linguística , interpessoal, intrapessoal e lógico-matemática. Isto significa que os escores destas inteligências múltiplas são bons indicativos da classificação por hemisfério. Chama a atenção que tanto inteligência interpessoal como lógico-matemática predizem ambos hemisférios com significância.

## 
## Call:
## lm(formula = h_esq_escore ~ inteligencia_musical_escore + inteligencia_corporal_escore + 
##     inteligencia_espacial_escore + inteligencia_linguistica_escore + inteligencia_naturalista_escore + 
##     inteligencia_interpessoal_escore + inteligencia_intrapessoal_escore + 
##     inteligencia_logicomatematica_escore - 1, data = db)
## 
## Residuals:
##     Min      1Q  Median      3Q     Max 
## -42.859  -7.907  -0.014   8.629  36.078 
## 
## Coefficients:
##                                     Estimate Std. Error t value Pr(>|t|)    
## inteligencia_musical_escore            0.2658     0.1378   1.928  0.05414 .  
## inteligencia_corporal_escore           0.7471     0.1604   4.659 3.61e-06 ***
## inteligencia_espacial_escore           0.1739     0.1628   1.068  0.28581    
## inteligencia_linguistica_escore        0.7150     0.1660   4.306 1.83e-05 ***
## inteligencia_naturalista_escore       -0.1237     0.1443  -0.858  0.39123    
## inteligencia_interpessoal_escore      -0.3938     0.1301  -3.027  0.00253 ** 
## inteligencia_intrapessoal_escore       1.0340     0.1530   6.757 2.41e-11 ***
## inteligencia_logicomatematica_escore   1.4631     0.1355  10.800  < 2e-16 ***
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1
## 
## Residual standard error: 12.99 on 983 degrees of freedom
## Multiple R-squared:  0.9403, Adjusted R-squared:  0.9398 
## F-statistic:  1936 on 8 and 983 DF,  p-value: < 2.2e-16

Cluster

Em seguida, foi decidido criar clusters para dividir os participantes em grupos a partir dos escores de inteligência.

Cluster por hemisfério

Nota-se que a análise de cluster foi capaz de predizer com precisão 60% da amostra classificada no hemisfério direito e 65% da amostra do hemisfério esquerdo. A precisão de 60% a 65% é considerada alta dentro da ciências humanas, tendo como padrão ouro a precisão de 70%. Este resultado sugere que existem pessoas com perfis claros quando se considera o hemisfério, mas uma dificuldade em discriminar indivíduos que estão no limiar entre hemisférios.

## $Distances
## NULL
## 
## $Shading
## [1] 19.64377 23.35623
## NULL
## # A tibble: 2 x 3
##   hemisferio   `1`   `2`
##   <fct>      <dbl> <dbl>
## 1 h_dir       59.1  34.8
## 2 h_esq       40.9  65.2

Por quadrante

Em relação aos quadrantes não é possível ter clareza na classificação. As pessoas são mais classificadas nos quadrantes conexão e estruturação.

## $Distances
## NULL
## 
## $Shading
## [1] 12.17267 10.62631 15.00291 11.19811
## NULL
## # A tibble: 4 x 5
##   quadrante      `1`   `2`   `3`   `4`
##   <fct>        <dbl> <dbl> <dbl> <dbl>
## 1 conexao      59.0   28.7 50    53.6 
## 2 estruturacao 24.3   44.6 31.5  31.4 
## 3 idealizacao   7.53  10.4  3.64  5.91
## 4 realizacao    9.21  16.3 14.8   9.09

Análise de variância

Por fim, foram realizadas análises de variância para verificar diferença entre os grupos

Perfil

Escores

Como era de se esperar, os escores dos quadrantes conexão, estruturação, idealização e realização, dos índices de ação e planejamento e dos hemisférios direito e esquerdo foram diferentes entre os perfis.

Quadrante Conexão

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14 107966    7712   244.6 <2e-16 ***
## Residuals   976  30774      32                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Quadrante Estruturação

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14 100696    7193   232.5 <2e-16 ***
## Residuals   976  30198      31                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Quadrante Idealização

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14  47533    3395   85.01 <2e-16 ***
## Residuals   976  38979      40                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Quadrante Realização

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14  50398    3600   107.7 <2e-16 ***
## Residuals   976  32636      33                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Ação

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14  85482    6106   151.4 <2e-16 ***
## Residuals   976  39367      40                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Planejamento

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14  85438    6103   150.9 <2e-16 ***
## Residuals   976  39482      40                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Mediação

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14  62628    4473   66.66 <2e-16 ***
## Residuals   976  65499      67                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério direito

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14 137017    9787   177.3 <2e-16 ***
## Residuals   976  53870      55                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério esquerdo

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## perfil       14 136936    9781   176.1 <2e-16 ***
## Residuals   976  54216      56                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Inteligências múltiplas

Somente os escores de inteligência musical, espacial, naturalista, interpessoal, intrapessoal e lógico-matemática foram diferentes entre os perfis

Musical

##              Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)   
## perfil       14    280  19.982   2.445 0.00217 **
## Residuals   976   7977   8.173                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Espacial

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## perfil       14    289  20.619   3.665 5.42e-06 ***
## Residuals   976   5491   5.626                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## perfil       14    272  19.415   2.836 0.000346 ***
## Residuals   976   6683   6.847                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Interpessoal

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## perfil       14    746   53.30   7.523 3.61e-15 ***
## Residuals   976   6916    7.09                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Intrapessoal

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## perfil       14    227  16.179   3.078 0.000106 ***
## Residuals   976   5131   5.257                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Lógico-matemática

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## perfil       14    705   50.36   6.013 1.67e-11 ***
## Residuals   976   8174    8.37                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Estilos de comunicação

Escores

Somente o escore do quadrante realização foi diferente entre estilos de comunicação. Quando analisados os hemisférios direito e esquerdo, também percebemos esta diferença.

Quadrante Realização

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)   
## estilo_comunicacao_perfil   3   1227   408.9   4.933 0.00209 **
## Residuals                 987  81808    82.9                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério Esquerdo

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## estilo_comunicacao_perfil   3   1690   563.2   2.938 0.0324 *
## Residuals                 987 189198   191.7                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério Direito

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## estilo_comunicacao_perfil   3   1675   558.2   2.908 0.0337 *
## Residuals                 987 189477   192.0                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Inteligências múltiplas

Os escores das inteligências musical, corporal-cinestésica, linguística, naturalista e lógico-matemática foram diferentes dependendo do estilo de comunicação

Musical

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)   
## estilo_comunicacao_perfil   3    131   43.67   5.304 0.00125 **
## Residuals                 987   8126    8.23                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Corporal-cinestésica

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## estilo_comunicacao_perfil   3     49  16.431   3.081 0.0267 *
## Residuals                 987   5264   5.333                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Linguística

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## estilo_comunicacao_perfil   3     42  14.123   2.834 0.0372 *
## Residuals                 987   4918   4.983                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## estilo_comunicacao_perfil   3    119   39.82   5.749 0.000671 ***
## Residuals                 987   6835    6.93                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Lógico Matemática

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## estilo_comunicacao_perfil   3    332  110.56   12.77 3.44e-08 ***
## Residuals                 987   8547    8.66                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Sugestabilidade

Escores

Somente o escore do quadrante realização foi diferente considerando perfis de sugestionabilidade

##                         Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)   
## sugestabilidade_perfil   4   1217  304.14   3.665 0.00569 **
## Residuals              986  81818   82.98                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Inteligências múltiplas

As inteligências múltiplas demonstraram mais diferença na consideração do perfil de sugestionabilidade. Inteligência musical, corporal-cinestésica, linguística, naturalista e lógico matemática foram diferentes

Musical

##                         Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)   
## sugestabilidade_perfil   4    130   32.61   3.957 0.00342 **
## Residuals              986   8126    8.24                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Corporal-cinestésica

##                         Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## sugestabilidade_perfil   4     65  16.297   3.062  0.016 *
## Residuals              986   5248   5.322                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Linguística

##                         Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## sugestabilidade_perfil   4     51   12.65    2.54 0.0385 *
## Residuals              986   4910    4.98                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista

##                         Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)    
## sugestabilidade_perfil   4    131   32.67   4.721 0.00089 ***
## Residuals              986   6824    6.92                    
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Logico Matemática

##                         Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## sugestabilidade_perfil   4    317   79.29   9.132 3.03e-07 ***
## Residuals              986   8562    8.68                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Atitude

Escores

Somente os escores do quadrante idealização e os hemisférios foram diferentes a depender do comportamento atitude

Quadrante Idealização

##                 Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)    
## atitide_perfil   2   1292   646.2   7.492 0.00059 ***
## Residuals      988  85219    86.3                    
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério esquerdo

##                 Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## atitide_perfil   2   1327   663.6   3.458 0.0319 *
## Residuals      988 189560   191.9                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério direito

##                 Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## atitide_perfil   2   1326   662.9    3.45 0.0321 *
## Residuals      988 189826   192.1                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Inteligências múltiplas

Somente a inteligência musical e interpessoal foi diferente entre perfis de atitude

Musical

##                 Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)   
## atitide_perfil   2    100   50.07   6.066 0.00241 **
## Residuals      988   8156    8.26                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Interpessoal

##                 Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)  
## atitide_perfil   2     50  24.829   3.223 0.0403 *
## Residuals      988   7612   7.705                 
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Fonte de motivação

Escores

AS análises encontrados que o perfil do quadrante idealização é o único que sofre interferência pela fonte de motivação

Quadrante Idealização

##                          Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)   
## fontedemotivacao_perfil   2    804   402.1   4.636 0.00991 **
## Residuals               988  85707    86.7                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Nenhuma inteligência sofreu impacto do perfil

Direção de interesse

Escores

Não há diferença entre os perfis de direção de interesse

Inteligências múltiplas

As inteligências espaciais e intrapessoal foram diferentes a depender da direção de interesse

Espacial

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## direcaodeinteresse_perfil   2    105   52.55    9.15 0.000116 ***
## Residuals                 988   5675    5.74                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Intrapessoal

##                            Df Sum Sq Mean Sq F value  Pr(>F)   
## direcaodeinteresse_perfil   2     52   26.15    4.87 0.00786 **
## Residuals                 988   5305    5.37                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Hemisfério

Inteligências múltiplas

Foram medidas as diferenças entre a classificação dos hemisférios para as inteligências múltiplas. As inteligências musical, naturalista, interpessoal, intrapessoal e lógico-matemática foram diferentes entre grupos.

Musical

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## hemisferio    1    105  104.62   12.69 0.000385 ***
## Residuals   989   8152    8.24                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## hemisferio    1    149  149.09   21.67 3.69e-06 ***
## Residuals   989   6805    6.88                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Interpessoal

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## hemisferio    1    179  178.56    23.6 1.38e-06 ***
## Residuals   989   7483    7.57                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Intrapessoal

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## hemisferio    1     75   75.11   14.06 0.000187 ***
## Residuals   989   5282    5.34                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Lógico Matemática

##              Df Sum Sq Mean Sq F value Pr(>F)    
## hemisferio    1    641   641.1   76.96 <2e-16 ***
## Residuals   989   8238     8.3                   
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Quadrante

Inteligências múltiplas

Também foram analisados os quadrantes em relação as inteligências múltiplas. Encontrou-se diferença significativa nas inteligências espacial, naturalista, interpessoal, intrapessoal e lógico-matemática.

Espacial

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## quadrante     3    152   50.76   8.903 7.99e-06 ***
## Residuals   987   5628    5.70                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Naturalista

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## quadrante     3    122   40.82   5.898 0.000546 ***
## Residuals   987   6832    6.92                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Interpessoal

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## quadrante     3    441  147.06    20.1 1.19e-12 ***
## Residuals   987   7221    7.32                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Intrapessoal

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## quadrante     3    105   34.92   6.561 0.000215 ***
## Residuals   987   5253    5.32                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Logico Matemática

##              Df Sum Sq Mean Sq F value   Pr(>F)    
## quadrante     3    455  151.64   17.77 3.09e-11 ***
## Residuals   987   8424    8.53                     
## ---
## Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

Similaridade com construtos já existentes

Notou-se similaridade dos perfis para alguns dos conceitos que já são bem definidos e estudados na literatura. Seguem alguns exemplos para discussão

Competências Socioemocionais

As Competências Socioemocionais podem ser compreendidas como um conjunto de competências que são centrais para o sucesso profissional e bem estar, independente da escolha profissional ou pessoal que o indivíduo possa ter (Organisation for Economic Co-operation and Development [OECD], 2018). Existem evidências que sugerem que o desenvolvimento de Competências Socioemocionais pode auxiliar qualquer indivíduo a criar melhores ambientes de trabalho e facilitar o processo de interação com colegas de trabalho, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais que melhoram o bem estar e o desempenho profissional. Somado a isto, existem estudos que indicam que algumas destas competências são preditoras de aspectos relacionados ao desempenho no trabalho (Gondim, Morais, & Brantes, 2014b).

Atualmente, o modelo dos Cinco Grandes Fatores é a estrutura organizadora das Competências Socioemocionais mais bem aceita pelos pesquisadores da área. A produção científica relacionada aos CGF é intensa, nacional e internacionalmente, indicando que os CGF apresentam consistência para a compreensão de aspectos relacionados à aprendizagem e possuem ampla estrutura que permite a realização de estudos que investiguem e relacionem diversos construtos (McCrae, 2009). Os CGF são: Abertura à Experiências, Amabilidade, Conscienciosidade, Extroversão e Neuroticismo. Em relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Organisation for Economic Co-operation and Development – [OECD], 2018) o modelo dos CGF é amplo o suficiente para incluir as Competências Socioemocionais estudadas atualmente e que serão utilizadas neste estudo. São elas: Colaboration, Task Performance, Engaging With Others, Emotional Regulation e Open-mindedness.

Colaboration está ligada a cooperação e trabalho em grupos e pessoas que tem essa competência bem desenvolvida costumam ser mais empáticas e trabalham melhor em equipe. Está englobada no CGF pela Amabilidade (Sackett & Walmsley, 2014) que é a capacidade que uma pessoa tem em edificar relações harmoniosas e saudáveis. Está diretamente relacionado à qualidade das relações interpessoais e revela a diferenciação e a singularidade do indivíduo frente ao contato com as outras pessoas (Graziano & Tobin, 2009).

Task Perfomance está relacionado à Conscienciosidade, uma vez que indivíduos que tem essa competência costumam ter mais autocontrole, responsabilidade, persistência e motivação na busca em atingir seus objetivos. Está correlacionada positivamente à busca por educação formal (Schoon, 2008) e com índices de empregabilidade (Ridder, Lensvelt-Mulders, Finkenauer, Stok, & Baumeister, 2012). A Conscienciosidade é definida pela busca em controlar os impulsos ao mesmo tempo em que procura atingir seus objetivos. Pessoas com alto nível de Conscienciosidade normalmente tendem a programar e executar ações que contribuem para a conquista dos propósitos de vida (McCrae, 2009).

Engaging With Others é definido pela característica de sociabilidade e assertividade. Pessoas que com maior facilidade em engajar-se socialmente costumam ser mais enérgicas e participativas dentro dos grupos que estão inseridas, de forma similar àqueles com maiores níveis do traço Extroversão dos CGF (Sackett & Walmsley, 2014). A Extroversão pode ser entendida como a facilidade em interagir com outras pessoas, fazer novas amizades e expor suas opiniões em público. Também está relacionada com altos índices de afeto positivo(Gondim et al., 2014b).

Emotional Regulation é relativo à resistência ao estresse e resiliência. Pessoas com essa competência bem desenvolvida não se exaltam ou perdem o foco de seus objetivos por questões emocionais, além de sempre tentar encontrar formas positivas de encarar novas situações. Em geral, são otimistas e tem índices menores de Neuroticismo definido pelo CGF. Neuroticismo é um traço de personalidade presente em pessoas que vivenciam seus os estados emocionais de maneira negativa. Pessoas com altos índices de Neuroticismo são mais propensos à ansiedade e depressão. São pessoas que respondem aos eventos estressores com condutas de baixa resolutividade (Widiger, 2009). Altos índices de Emotional Regulation estão relacionados à maior satisfação de vida, sucesso profissional e renda, além de serem preditivos de baixa probabilidade de uso de álcool e tabaco, menor incidência de obesidade e melhora na auto percepção de saúde (Ternouth, Collier & Maughan, 2009).

Por fim, a Open-mindedness é relativa à Abertura à Experiências. Pode ser entendida como a capacidade de escutar as opiniões de outras pessoas, buscar soluções criativas e manter-se aberto para novos conhecimentos (Roberts, Kuncel, Shiner, Caspi, & Goldberg, 2007). A Abertura à Experiência engloba a prevalência ao desimpedimento do indivíduo em vivenciar ambientes diferentes, acessar novos conhecimentos e reconhecer ideias diferentes das que já possui. Em geral são pessoas mais criativas e curiosas, que são propensas a perceber o ganho de conhecimento ao ter acesso a novas informações e ideias (McCrae & Sutin, 2009).

Adaptabilidade de Carreira

O estudo de Savickas e Porfeli, 2012 também descreve os “quatro C’s” da Adaptabilidade de Carreira. Segundo os autores, eles são estratégias de autoregulação que ajudam o indivíduo a adequar a sua realidade profissional e envolvem: Preocupação (Concern) com o futuro, que ajudam na iniciativa de se preparar para as dificuldades que podem se apresentar; o Controle (Control), que permite que haja responsabilização pessoal na construção de si e do ambiente em que está inserido usando disciplina, esforço e persistência; A Curiosidade (Curiosity), já que incentiva uma pessoa a pensar em si mesmo em diversas situações e papeis; e Confiança (Confidence), pois ajuda a explorar as experiências e opções para realmente implementar seu projeto de vida e carreira. Isto posto, um indivíduo que possui adaptabilidade é capaz de (a) se Preocupar com o Futuro, (b) ter Controle na construção de seu futuro, (c) ter Curiosidade e explorar novas possibilidade de identificação pessoal e papeis profissionais, e (d) a desenvolver Confiança para atingir as aspirações laborais. Neste sentido, aumentar a Adaptabilidade de Carreira é imprescindível em estratégias de aconselhamento de carreira e no treinamento de novos profissionais.

Referências

Organisation for Economic Co-operation and Development [OCDE] (2018) Well-being, connectedness and success. Social and Emotional Skills

Gondim, S. M. G., Morais, F. A., & Brantes, C. dos A. A. (2014b). Socio-emotional competences: A key factor on the development of work competences. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 14(4), 394–406.

Graziano, W., & Tobin, R. (2009). Agreeableness. In M. Leary & R. Hoyle (Eds.), Handbook of individual differences in social behavior (pp. 46-61). NY, New York: The Guilford Press

Sackett, P. R., & Walmsley, P. T. (2014). Which Personality Attributes Are Most Important in the Workplace? Perspectives on Psychological Science, 9(5), 538–551. https://doi.org/10.1177/1745691614543972

Ridder, D. T. D., Lensvelt-Mulders, G., Finkenauer, C., Stok, F. M., & Baumeister, R. F. (2012). Taking Stock of Self-Control: A Meta-Analysis of How Trait Self-Control Relates to a Wide Range of Behaviors. Personality and Social Psychology Review, 16(1), 76–99. https://doi.org/10.1177/1088868311418749

McCrae, R. (2009). The five-factor model of personality traits: Consensus and controversy. In P. Corr & G. Matthews (Eds.), The Cambridge handbook of personality psychology (pp. 148-161). United Kingdom: University Press, Cambridge.

Widiger, T (2009). Neuroticism. In M. Leary & R. Hoyle (Eds.), Handbook of individual differences in social behavior (pp. 129-148). New York: The Guilford Press.

Ternouth, A., Collier, D. and Maughan, B. (2009), ‘Childhood emotional problems and self-perceptions predict weight gain in a longitudinal regression model’, BMC Medicine, 7.

Roberts, B. W., Kuncel, N. R., Shiner, R., Caspi, A., & Goldberg, L. R. (2007). The Power of Personality: The Comparative Validity of Personality Traits, Socioeconomic Status, and Cognitive Ability for Predicting Important Life Outcomes. Perspectives on Psychological Science, 2(4), 313–345. https://doi.org/10.1111/j.1745-6916.2007.00047.x

McCrae, R., & Sutin, A. (2009). Openness to experience. In M. Leary & R. Hoyle (Eds.), Handbook of individual differences in social behavior (pp. 257-273). NY, New York: The Guilford Press.

Savickas, M. L., & Porfeli, E. J. (2012). Career Adapt-Abilities Scale: Construction, reliability, and measurement equivalence across 13 countries. Journal of Vocational Behavior, 80(3), 661–673. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2012.01.011